quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Malcolm X [Salve a Consciência Negra]


Malcolm X. Seu pai chamava-se Earl Little e foi espancado e colocado em uma linha de trem por integrantes da KKK para morrer, Malcolm tinha apenas 6 anos
e ainda chamava-se Malcolm Little. Sua mãe acabou sendo internada em uma clinica psiquiátrica, assim Malcolm e seus irmãos foram para um orfanato.
Sua vida sempre foi de muitas idas e voltas até que se estabeleceu no Harlem bairro de maioria negra.
No Harlem começou a beber, fumar, usar drogas e assaltar casas do bairro sendo preso em 1946. Na prisão Malcolm conheceu e estudou o Islamismo, seguindo todos os ensinamentos de Elijah Muhammed, o Líder do Islã na época. Em 1952 Malcolm Little saiu da cadeia chamando-se Malcolm X, transformando-se em um dos maiores lideres da história, defendendo a separação das raças e independência do negro.
Após fazer uma viagem a Meca, Malcolm X, mudou seu nome para Al Hajj Malik Al-Habazz e a partir daí teve uma visão diferente em relação aos brancos, por este fato ficou separado de uma parte do Islamismo.
No dia 21 de fevereiro de 1965, Malcolm X foi morto com 13 tiros enquanto discursava no Harlem. São vários suspeitos sobre sua morte, quanto o próprio FBI quanto a própria nação Islã.

Para quem queira fazer download do filme que conta sua história, está aqui o link.
Malcolm X - O Filme

Nenhum comentário: